Acaríase respiratória PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A ACARÍASE RESPIRATÓRIA

A semelhança dos sintomas característicos desta afecção, em relação a doença respiratória crónica dos canários e de tal forma acentuada, que se torna difícil distingui-los.

Contudo deve acentuar-se que a frequência com que a acaríase respiratória evolui no sentido do aparecimento de perturbações graves, é muito superior à da doença respiratória crónica a qual evolui normalmente sem grandes alterações do estado geral das aves.

Alguns exóticos, como os GOULD são atingidos com maior frequência, mas a acaríase respiratória pode afectar qualquer ave, incluindo os canários.

Esta doença é provocada pela presença de uma numerosa população de um pequeno ácaro com 0,5mm de comprimento, ao nível da traqueia, o qual provoca uma grande irritação local, assim como a produção de mucos.

Durante a autópsia de uma ave morta e ao examinar-se a transparência todo o comprimento de uma traqueia, estes ácaros são visivelmente sob a forma de pequenos pontos negros, sem outra origem possível.

O tratamento clássico da acaríase respiratória consiste na administração através da alimentação de um insecticida (carbaryl 5%) uma colher café por cada 100 g de sementes uma vez por semana durante três a quatro semanas.

 

Novidades

Flyingvet no Facebook


Flyingvet Lda no Facebook

Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Widget by : Joomla Tutorial