PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A LANKESTERELIOSE

Em alguns centros de reprodução, a lankestereliose, é responsável por surtos (que duram mais ou menos 8 dias), de elevada mortalidade entre os jovens a partir das 4 a 5 semanas de vida, não sendo acompanhada de sinais clínicos precisos.

Provocada por um parasita do sangue, apresenta na autópsia e como sinal mais característico, um exagerado aumento de volume do baço, embora sem lesões particulares. Para obter um diagnóstico exacto é essencial a observação ao microscópio de um esfregaço de baço obtido a fresco sobre o cadáver de uma ave logo após a sua morte.

O tratamento com TIFORINE ex. Lankestil é muito eficaz. Recomenda-se a dose de 5 gotas por cada 60 ml de água de bebida (ou seja 5 ml por litro de água) durante 8 dias.

Nas criações ou viveiros atingidos por esta afecção, para além do tratamento já indicado para as aves doentes, recomenda-se a título de prevenção, o tratamento das restantes aves jovens, utilizando para esse efeito o TIFORINE ex. Lankestil nas doses já atrás referidas, mas só por períodos de 3 dias em cada semana e no período que decorre entre a 5ª e a 10ª semana de vida.

 

Novidades

Flyingvet no Facebook


Flyingvet Lda no Facebook

Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Widget by : Joomla Tutorial