PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

PIOLHOS DAS PENAS E PIOLHOS VERMELHOS

Para muitos amadores, os piolhos são aqueles pequenos parasitas por vezes visíveis entre a plumagem, são pequenos ácaros de cor brancos amareladas com 1 a 2mm de comprimento, dificilmente visíveis e relativamente pouco perigosos em virtude de se alimentarem exclusivamente de detritos das penas e das peles: a aplicação de carbaryl a 5% permite a sua eliminação.

Os piolhos vermelhos, pelo contrario, mantêm-se escondidos e abrigados nos recantos das caixas, nas abas dos ninhos, no material de limpeza, enfim em todos os esconderijos possíveis, visto que a luminosidade os incomoda. Pelo que aqui dissemos podemos compreender como é fácil passarem despercebidos, se bem que sejam responsáveis por 90% dos casos de anemia!

Apesar da sua reduzida dimensão, as populações deste parasita são da ordem da dezena de milhares de indivíduos (entre o nascimento e a primeira postura só decorrem 8 dias) e dai o perigo que representam.

As aves silváticas, os pombos e as aves de capoeira são os hospedeiros habituais deste ácaro, o qual possui ainda a capacidade de se deslocar num raio de cerca de 20 metros em redor do seu hospedeiro, em busca de uma nova fonte de alimento.

Neste caso para além da aplicação de carbaryl a 5% na ave, é indispensável o tratamento das instalações.

 

Novidades

Flyingvet no Facebook


Flyingvet Lda no Facebook

Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Widget by : Joomla Tutorial