PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A PSEUDO-TUBERCULOSE

Doença própria dos roedores que a transmitem às aves jovens, conspurcando com as fezes, a comida ou os ninhos destas. Os canários são igualmente muito sensíveis a esta doença.

Esta doença caracteriza-se por um alto contágio, uma elevada mortalidade e uma rápida evolução. Uma vez declarada a infecção e na falta de tratamento adequado, a morte sobrevêm entre 2 a 4 dias, podendo no prazo de 8 dias, verificar-se a morte total do efectivo. Alerte-se para o facto de existir uma forma de evolução sub-aguda, de evolução lenta, em que a mortalidade é inferior, cifrando-se na casa de 2 a 3% por semana. Se bem que esta doença não apresente nenhum sintoma que se possa dizer característico, já durante a autópsia das aves o mesmo não se pode dizer, visto que as dimensões desmesuradas do baço, assim como os inúmeros nódulos duros que apresentam à sua superfície (fotos 14, 15 e 16), são bem característicos da doença.

Para eliminar as pasteurelas responsáveis, é conveniente administrar TIFORINE ex. Lankestil na dose de 7 gotas por cada 60 ml de água de bebida (ou uma colher das de chá (5ml) por litro de água) durante oito dias.

 

Novidades

Flyingvet no Facebook


Flyingvet Lda no Facebook

Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Widget by : Joomla Tutorial