PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A SALMONELOSE

A salmonela typhimurium, é a variedade mais comum de entre aquelas que podem ser responsáveis por provocarem a doença. A salmonelose pode afectar praticamente todas as variedades de aves canoras ou ornamentais. Se bem que em condições normais uma epidemia se limita a aves da mesma espécie, no caso de existir uma super população pode verificar-se o contágio entre aves diferentes.

Sem sintomas particulares, a sua evolução é mortal dentro de 3 a 4 dias. Esta epidemia pode atingir uma percentagem muito importante de aves, sendo contudo o seu alastramento mais lento do que no caso da pseudo-tuberculose.

A forma mais comum de infecção de um viveiro, é a introdução de aves doentes provenientes de viveiros infectados, sendo por isso essencial certificar a origem onde foram adquiridos.

Assim, é fortemente recomendável efectuar o tratamento preventivo de todas as aves recém introduzidas no viveiro, com TIFORINE ex: Lankestil.

O emprego de TIFORINE ex.Lankestil na dose de 7 gotas por cada 60ml de água de bebida (ou uma colher das de chá (5ml) por litro de água) durante oito dias permite eliminar as salmonelas sensíveis

 

Novidades

Flyingvet no Facebook


Flyingvet Lda no Facebook

Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Widget by : Joomla Tutorial