PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A VARÍOLA NO CANÁRIO

Esta doença é extremamente contagiosa é provocada por um vírus que é especifico dos canários.

As aves selvagens poderão funcionar como reservatório da doença e a sua transmissão poderá ser devida á picada de um mosquito.

Aparecendo normalmente no fim do verão, princípio do Outono, manifesta-se sob duas formas clínicas, qualquer delas capazes de provocar 100% de mortalidade dentro de um viveiro.

FORMA AGUDA OU DIFETÉRICA

Esta declara-se de forma brutal, com perturbações respiratórias violentas, sobrevindo a morte da ave em 24 a 48 horas, é por isso impossível efectuar qualquer tratamento.

FORMA CUTÂNEA

A sua evolução faz-se de forma mais lenta, verifica-se o aparecimento de botões (vesículas), sobre as zonas pouco emplumadas, patas, contorno dos olhos e narinas. Estes botões avermelhados aumentam de volume e aparecem recobertos por uma crosta castanho-escuro a qual acaba por cair, dentro de 2 a 3 semanas nas raras aves que se curam espontaneamente.

Em pelo menos 95% dos casos, a morte sobrevêm 8 a 10 dias após o aparecimento dos botões.

Nesta forma cutânea, com o objectivo de reduzir a mortalidade, é possível utilizar TIFORINE ex.LANKESTIL na dose de 7 gotas por 60ml, equivalentes a 1 colher de chá (5 ml) por cada 1 litrode água bebida durante oito dias consecutivos.

 

PREVENÇÃO

Somente a vacinação das aves em perfeita saúde, garante uma protecção e prevenção eficaz contra esta doença. A vacinação deve ser efectuada no inicio do verão e só as aves sãs, a partir da 12º semana de vida e as aves adultas logo após a postura, devem ser vacinadas

Não nos devemos esquecer que a vacinação deve ser repetida todos os anos nas épocas já indicadas.

A protecção vacinal estabelece-se normalmente entre o 10º e o 15º dia após a vacinação.

É recomendável antes da vacinação, efectuar um tratamento anti-infeccioso com TIFORINE ex: Lankestil bem como uma suplementação vitamínica com o Alimento MULTIVITAMINADO MOUREAU com extracto de fígado durante 2 a 3 dias.

 

Novidades

Flyingvet no Facebook


Flyingvet Lda no Facebook

Translator

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Widget by : Joomla Tutorial